sexta-feira, 13 de maio de 2011

Não perca o foco

Embora não estejam dentro da Bíblia Sagrada na devida ordem em que foram escritos, segundo o judaísmo, o livro de Cantares foi escrito pelo rei Salomão em sua juventude, o livro de Provérbios no auge de sua maturidade e o livro de Eclesiastes já em sua velhice.
Analisando a história deste homem, percebemos que é repleta de fatos únicos da graça e misericórdia de Deus sobre a vida de Salomão. Entretanto, um livro chama muita atenção, Eclesiastes.
Salomão durante sua vida, conquistou poder, fama, riquezas, sabedoria e prazeres carnais sob vários aspectos. Até certo ponto, também teve um coração reto, andou com Deus e o adorou.
O apóstolo Paulo cita em I Cor. 13:11 o seguinte: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” Pois bem, indo na contramão do que Paulo citou, foi justamente quando começou a adquirir maturidade, Salomão começou a declinar espiritualmente e parte da consequência desse declínio, notamos no livro de Eclesiastes, onde ele deixa claro sua desilusão com a vida.
Salomão ao se afastar de Deus por causa de sua idolatria, vida desrregrada sexualmente e materialismo, percebeu em sua velhice que tudo aquilo não o satisfazia mais, sentiu um enorme vazio e por inúmeras vezes refletiu negativamente com relação ao ser humano buscar seus objetivos dessa vida. Olhou para seu passado e percebeu que tudo era “vaidade”.
No capítulo 11 versículo 9 de Eclesiastes, Salomão nos deixa um ensinamento precioso. “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.”
Ele nos mostra nesse versículo que: o desejo de Deus é para que nós possamos viver a vida com felicidade e realizações, entretanto, todos os nossos passos devem ser cautelosos e segundo a vontade de Deus, pois um dia Ele nos julgará por nossos atos.
Aprender e não cometer os erros outrora cometidos por Salomão é a atitude mais sensata que o verdadeiro cristão deve tomar durante toda a sua vida.
“O homem inteligente aprende com os próprios erros. Já o sábio, aprende com os erros dos outros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário