sábado, 14 de maio de 2011

O CHAMADO DE DEUS

Rm. 1:6 “Entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo”.

Há muitas coisas que reputamos por importantes em nossas vidas: uma situação financeira estável, um bom casamento, nascimento de filhos, etc. Na esfera material, essas coisas são verdadeiras bênçãos, mas na esfera espiritual há três coisas de suma importância: Ser chamado por Deus, atender ao chamado de Deus e confirmar a chamada de Deus. A seqüência mostra ascendência e dependência, a qual iremos refletir agora.


Ser chamado por Deus: Podemos tomar por base o Sl. 100:3 ("Sabei que o Senhor é Deus; foi ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas de seu pasto"), foi ele quem nos escolheu, seja somente para a salvação ou um chamado especial como os grandes servos de Deus que a Bíblia menciona. A escolha de Deus é convertida em sentimentos dentro do nosso coração, portanto, podemos afirmar que ser chamado por Deus é quando ele coloca em nosso coração o desejo para as coisas espirituais.

Atender ao chamado de Deus: De que adiantaria o chamado se não houvesse um atendimento? Geralmente há coisas materiais que se interpõe entre a pessoa e Deus. Podemos com isso afirmar que atender ao chamado de Deus é quando colocamos os interesses de Deus acima dos nossos interesses.

Confirmar a chamada de Deus: A confirmação de uma chamada não se resume em dizer: eis-me aqui Senhor. Na parábola dos dois filhos, o primeiro disse que ia para a vinha, mas não honrou a sua palavra. Entendemos então que confirmar a chamada de Deus é quando realizamos a obra para a qual fomos chamados.

Já vimos que atender ao chamado de Deus é tarefa difícil e são muitos os que se esquivam e colocam objeções, porém, o cristão fiel reconhece a soberania de Deus e aceita a determinação divina, pois sabe que tudo reverterá para o seu próprio bem.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Rm. 8:28).


Autor: Pr. Jorge Luiz Cunha

Um comentário:

  1. Deus nos chama para fazer aquilo que Ele mesmo nos capacitou.

    http://www.youtube.com/watch?v=Veh-M8GKeJA&feature=related

    ResponderExcluir